A FEARP realizará no próximo dia 03 um interessante seminário sobre análise econômica do direito (law and economics). Trata-se de uma abordagem diversa daquela que os juristas tradicionais estão acostumados a lidar. Embora no Brasil ainda não haja muita divulgação, já existem alguns livros traduzidos do inglês, como por exemplo o Problemas de filosofia do direito do Richard Posner, que é um dos grandes nomes do movimento. Eis aí uma boa oportunidade de se conhecer um pouco melhor essa abordagem do direito!
A lógica é o ramo do conhecimento que se dedica às regras do pensar correto. Ela serve de instrumento para a criação de argumentos válidos. Nesse sentido, a lógica não é um fim em si mesmo, mas somente um meio para se atingir certas finalidades. É por isso que o quadro acima diz que a lógica é o início da sabedoria e não o seu fim. Essa forma de raciocínio, que teve origem na obra de Aristóteles, será objeto de nossos estudos futuros. Abaixo um link com vários artigos interessantes sobre lógica e argumentação: http://criticanarede.com/logica.html E como diz o Thiago: "No mais... é isso aí, Piauí."
Esse "velhinho" simpático aí da foto é o John Searle, que foi o primeiro autor a ser estudado por nosso grupo de estudos.
Para quem quiser saber mais dele, indico o seguinte endereço eletrônico: http://socrates.berkeley.edu/~jsearle/index.html . Há vários textos dele, incluindo dois que tratam diretamente da fenomenologia! Para quem tiver interesse (e tempo!)...