quinta-feira, 15 de julho de 2010

Justiça e Razão Prática em Aristóteles


A Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto (FDRP-USP) promoverá nos dias 30 e 31 de agosto de 2010, o Seminário Internacional JUSTIÇA E RAZÃO PRÁTICA EM ARISTÓTELES – Livros V e VI da Ética a Nicômaco, que é a principal obra de Aristóteles sobre Ética. Nela se expõe sua concepção teleológica de racionalidade prática, sua concepção da virtude como meio termo além de outros inúmeros tópicos em Ética que são até hoje objeto de intensos estudos e debates por parte da comunidade filosófica atual.O evento, que contará com especialistas estrangeiros e brasileiros, possibilitará a todos os participantes uma importante aproximação com a filosofia e a ética aristotélica.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nietzsche nas férias de julho


" Uma convicção é a crença de estar, num ponto qualquer do conhecimento de posse da verdade absoluta.
Essa crença supõe, portanto, que há verdades absolutas; ao mesmo tempo que foram encontrados os métodos perfeitos para chegar a isso; finalmente, que todo o homem que tem convicções aplica esses métodos perfeitos.
Essas três condições mostram logo a seguir que o homem das convicções não é um homem do pensamento científico; ele está diante de nós na idade da inocência teórica, é uma criança, qualquer que seja o seu porte.
Mas séculos inteiros viveram nessas idéias pueris que jorraram as mais poderosas fontes de energia da humanidade. Esses homens inumeráveis que se sacrificavam por suas convicções acreditavam fazê-lo pela verdade absoluta".
Humano, demasiado humano.