quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ronald Dworkin (11.12.1931 - 14.02.2013)

Morre aos 81 anos Ronald Dworkin, o filósofo que colocou a moral no centro das discussões jurídicas e filosóficas. Foi um dos principais nomes da filosofia do direito de toda sua geração, sempre trazendo novas perspectivas de abordagem de assuntos aparentemente definidos.
Sua atuação, no entanto, não se limitou a questões de teoria geral do direito. Dworkin participou intensamente de inúmeros debates envolvendo questões morais e políticas, como de casamentos de pessoas do mesmo sexo, indicação de juiz para a Suprema Corte, aborto, eutanásia, entre outros.
Seus livros são, hoje, clássicos da literatuta jurídica e filosófica. Taking Rights Seriously, A Matter of Principle, Law's Empire, Life's Dominion, Sovereign Virtue, Justice in Robes e Justice for Hedgehogs são livros de leitura obrigatória para aqueles que queiram participar dos mais instigantes debates políticos, morais e filosóficos de nosso tempo.
Para saber um pouco mais do filósofo baixe o seguinte arquivo: http://www.law.nyu.edu/mwg-internal/de5fs23hu73ds/progress?id=yUHOn0HrJg

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário