segunda-feira, 15 de março de 2010

Diário de bordo: o que aconteceu até agora


Kelsen: o retorno

O grupo de estudos inaugurou uma nova sistemática em 2010, com reuniões semanais.A novidade é que saímos da introdução à filosofia analítica da linguagem e iniciamos os estudos em filosofia do direito.Como não podia deixar de ser, Hans Kelsen foi o objeto das discussões na primeira reunião(03/03) com o texto "O que é justiça?", que debate as diversas concepções de justiça no decorrer da história do pensamento ocidental.
O texto "Absolutismo e relativismo na filosofia e na política", retirado do livro "A democracia", do mesmo Kelsen, foi discutido na reunião do dia 12/03 em que o autor traça os paralelos entre as concepções absolutistas e relativistas na filosofia e na política.
Na reunião do dia 15/03 foi discutido o prefácio do livro "El otro Kelsen" , organizado pelo professor latino-americano Oscar Correas, sobre os erros nas leituras da obra do mestre de Viena.
A próxima reunião é no dia 22/03, e terá como objeto o artigo intitulado "El otro Kelsen", no livro homônimo, de Oscar Correas.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário