terça-feira, 23 de março de 2010

Ensaios sobre teoria e filosofia do direito


Herbert L. A. Hart é talvez o maior nome da teoria do direito em língua inglesa de todos os tempos. Sua obra The concept of law "transformou a maneira de compreender e estudar a teoria do direito no mundo anglófono e além dele" (P. Buch e J. Raz). O conceito de direito, sua obra maior é de 1961. Tirando a publicação portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, os brasileiros somente tiveram acesso à referida obra de Hart em 2009. Isso significa que esperamos 48 anos para poder ler em edição brasileira esse livro!!! Mas o curioso é que parece que mais recentemente "descobriram" o trabalho de Hart. Foi lançado o livro Ensaios sobre teoria e filosofia do direito, que é uma coletânea de ensaios, que abrange um período que vai de 1953 a 1981. O livro foi originalmente publicado em 1983. Menos mal... Dessa vez esperamos "apenas" 27 anos!!!
Qual a razão de, no Brasil, se publicarem tanta doutrina de segunda categoria em uma velocidade e volumes espantosos, que nos deixam "atualizados" de tanta teoria de gosto duvidoso, deixando esquecidas por tanto tempo obras como as acima referidas, para mim é um verdadeiro mistério. Mas deixemos as lamentações de lado e louvemos a recente chegada dessas duas importantes obras de teoria e filosofia do direito desse grande jurista que foi Herbert Hart. E como diz a sabedoria popular: antes tarde do que nunca.

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo blog. Desde já sigo-o. Se puder acesse meu blog e leia artigo sobre a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E “O PROCESSO” DE FRANZ KAFKA: www.marapauladearaujo.blogspot.com
    Felicidades

    ResponderExcluir