domingo, 21 de outubro de 2012

Direito, Filosofia e Arte


O livro acima é uma coletânea de ensaios sobre as mais diversas formas do direito e a filosofia interagirem com a arte. Ilíada e Odisséia, A Divina Comédia, O Ensaio sobre a CegueiraO Mal Estar na Civilização são apenas algumas das obras abordadas.
Apesar de ser produto do grupo de pesquisa Fundamentos e Fronteiras do Direito, formado por professores da UFMG, UFJF e UNIPAC, o livro teve a colaboração de outros professores, mestres e doutores, das mais diversas instituições de ensino, como a UFU e a UFBA. Mas o motivo do livro ser aqui lembrado tem a ver, principalmente, com a participação de alunos da FDRP. Não apenas isso. Os alunos que colaboraram com o livro fazem ou já fizeram parte de nosso grupo de estudo. E isso, à evidência, é motivo de orgulho para nós. São eles: Victor Gonçalves de Sousa, Larissa Barbosa Nicolosi Soares, Heloísa Barbosa Pinheiro Rodrigues e Ricardo Tieri de Brito.
Trabalhar a importância da reflexão sobre o direito e a filosofia é a missão de nosso grupo de estudos, todavia, quando as observações se estendem ao campo da arte, adquire-se uma nova dimensão. Essa perspectiva diferenciada, muitas vezes negligenciada pelos juristas, é retomada nesta obra coletiva, que só pela escolha do tema já merece atenção. Como escreveu o Prof. Nuno Coelho, nosso colega de departamento, na introdução do livro, é inevitável pensar no impacto da arte sobre a integridade da alma: "razão, desejo e paixão são mobilizados pela experiência artística, possibilitando vivências de um modo muito singular. Pela obra de arte, abre-se o mundo. Há, como lembra Heidegger, duas vias pelas quais o mundo se constrói: pela experiência da própria coisa, ou pelo que sabemos dela pela linguagem. A experiência da arte dá-nos mundo, permitindo compreender o outro de novas maneiras. Isto torna familiar o que é estranho, aproximando o outro de nós. Forja-se a personalidade. Ao jurista, o que é humano não pode ser estranho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário